Orgulho ou arrogância? Esses são alguns dos significados da palavra “altivez” e serviram de inspiração para a nova mixtape da cantora Torya: “ALTIVA”. Composto por sete faixas, incluindo seis inéditas, o projeto estreia nas plataformas digitais nesta quinta-feira (20/11) e traz participações de Sotam, Ciça e Amiri.
Em “Altiva”, Torya mergulha na dualidade de significados de “altivez”, palavra que é frequentemente associada à arrogância e à soberba. Contudo, para a cantora, altivez carrega outros sentidos: mais profundos e mais humanos. Cada faixa revela uma vivência pessoal da rapper, propondo reflexões sobre identidade, postura, resiliência e autoconsciência.
“O EP surgiu a partir de uma discussão sobre seu próprio nome. ‘ALTIVA’ é o reflexo de quem aprendeu a andar de cabeça erguida mesmo quando o chão tremia. É o som de uma mulher que sangrou em silêncio, mas decidiu transformar cada gota em verso. Não é sobre ser perfeita, mas ser inteira, mesmo com rachaduras. É sobre ter coragem pra olhar pra dentro, reconhecer o caos e ainda assim manter a cabeça no lugar”, explica a cantora.
Além do conceito, a coletânea constrói uma identidade sonora carregada de modernidade, mas que tem como principal inspiração as batidas do boom bap — além de uma faixa que incorpora elementos do afrobeats. As composições acompanham essa levada mais “clássica” do hip hop, mesclada com versatilidade e qualidade já conhecida nas rimas de Torya.
“Fica bom de ouvir, para os mais velhos e para os mais novos”, destaca.
A data de lançamento de “ALTIVA” não podia ser mais significativa para Torya.
“Novembro é um mês especial pra mim, é o mês do meu aniversário (08/11), então entendo que passando essa data eu já entro no modo ‘novo ciclo/encerramento’. Além disso 20/11 é o Dia da Consciência Negra, desde o meu primeiro projeto costumo fazer lançamentos nesta data. Esse dia marca uma época em que eu decidi usar da minha coragem e ir atrás dos meus sonhos”, explica.
O EP chega em grande momento vivido pela cantora. Torya foi indicada ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira e também foi selecionada na lista de melhores lançamentos do ano do Spotify com a faixa “Ultron”. Além disso, ela se apresentará pela primeira vez no palco do “Cena 2K”, que será realizado nos dias 21, 22 e 23/11, em São Paulo.
Tracklist
1. ROSÉ (prod. Rob, Matheus Muniz, Leonok)
2. GRANADA feat Ciça (prod. Rob, Isackwav)
3. ULTRON (prod. Rob, Leonok)
4. QUANTOS (prod. Rob, Leonok)
5. GRADUAL feat Sotam (prod. Rob, Matheus Muniz, Lywie)
6. TAKIS (prod. Rob, Leonok)
7. VENENO feat Amiri (prod. Rob, Lywie)
